Arte & Opinião
Gestor
&
Consultor

Indice
Início
Artigos
Metodologia
Modelos
Bibliografia
 
A Relação Gestor e Consultor no processo aprendizado de um Projeto.

 


Caros internautas,

eu sou a  Sílvia e estarei tratando aqui, com vocês espero, alguns assuntos pertinentes às  relações humanas.

Neste primeiro momento levantei alguns tópicos sobre o que pode ocorrer em situações de Brainstorming. É claro que o assunto é bem mais amplo e que, obviamente, os tópicos que enumerei são passíveis de discussões , sugestões, acréscimos, críticas , etc. Afinal, cada caso é um caso.... . Estarei disponível neste site, para contato em fórum e/ou até mesmo, de forma reservada para orientações na área de Psicologia (Comportamento, sexualidade, educação, relacionamentos, etc.) . Gostaria também de deixar claro que, procurarei manter o mais alto nível de respeito para com vocês, quanto à sinceridade concernente ao meu domínio ou não do assunto. Espero poder ajudá-los assim como, trocar experiências com vocês.... OK?

Sílvia Helena Russo

Deixe aqui sua mensagem.



DIDÁTICA x APRENDIZADO

EDUCAÇÃO

Implica numa RELAÇÃO  ente pessoas em um determinado momento. É o processo pelo qual as pessoas adquirem domínio e compreensão de certos conteúdos considerados necessários.

DIDÁTICA

É uma disciplina de Pedagogia, que estuda a RELAÇÃO do professor com o aluno. A aprendizagem é o resultado obtido no processo de ensino, naRELAÇÃO existente em sala de aula.

AS EXPECTATIVAS E AS PROFECIAS AUTO-REALIZADORAS

Profecias Auto-Realizadoras:

São as expectativas  que o gestor tem em relação ao consultor (e vice-versa), que pode influenciá-lo em seu desempenho.

Nos tópicos seguintes, procurei fazer um esboço sobre algumas expectativas que o  gestor  ou o consultor podem apresentar e, principalmente, quais as conseqüências que tais expectativas podem trazer para o desenvolvimento de ambos.   

A) GESTOR PARA COM O CONSULTOR :

 A.1) EXPECTATIVAS POSITIVAS

  • O consultor vai desenvolver-se 

  • É interessado e atencioso

  • Assimila tudo que é ensinado com 

  •  rapidez e facilidade

  • É educado e gentil

  • Manterá sempre a mesma postura

  • Não receberá críticas

 

 

CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS

  • O professor pode sentir-se mais motivado para lecionar

  • O seu trabalho é sentido como prazeroso

CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS

  • Não percebe a realidade ou as necessidades

  • O processo fica nublado de ilusões e fantasias

  • O gestor decepciona-se com maior facilidade

  • A desmotivação torna-se maior que a motivação inicial

  •  vê motivos para planejar suas teorias  de forma facilitadora

  • Culpa os consultores pelas "mudanças" de comportamento 

A.2) EXPECTATIVAS NEGATIVAS

  •  Os consultores  estão ali por estarem

  • Não se interessam

  •  São  adolescentes mal educados ou senhores(as) difíceis

  •  Só sabem criticar

  • Não conseguem assimilar 

CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS

  • A dificuldade pode levá-lo a procurar estabelecer uma postura de planejamento e esforço para uma melhor relação

CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS

  • Desanima-se com facilidade

  • Culpa consultor o  pela evasão ou mal desempenho

  • Não é motivado

  • Com o passar do tempo assume postura de desinteresse e indiferença

  • Não se relaciona 

  • Não planeja 

  • Sente seu trabalho como árduo e penoso

B) DO CONSULTOR  PARA COM O GESTOR :

 

    B.1) EXPECTATIVAS POSITIVAS

  • É o super -homem, o grande sábio

  • É gentil, educado e atencioso

  • Estará sempre à sua disposição

  • É seu amigo e não gestor

  • Nunca erra

  • Pode ajudá-lo a resolver todos os seus problemas,  mesmo os de ordem particular

CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS

  • Freqüenta  com assiduidade e motivação

  • Está sempre tentando desenvolver-se e ser o pupilo do gestor

CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS

  • Não percebe o gestor como um ser humano, com seus problemas e dificuldades

  • Decepciona-se com facilidade, tanto com o gestor, quanto com o curso

  • Não aceita críticas do gestor

  • Sente inveja do bom desempenho dos outros 

  • Culpa ao gestor por não ser o super-homem que ele imaginava

B.2) EXPECTATIVAS NEGATIVAS

  • O gestor está ali para aliená-lo

  • Não sabe nada, só quer ganhar dinheiro

  • O gestor não tem meios para avaliá-lo, não aceita avaliações ou críticas

  • É um carrasco

  • Está pagando ao gestor portanto, tem o direito de fazer o que quiser 

  • Cobra a atenção exclusiva do gestor

CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS

  • Com o passar do tempo pode perceber que o gestor não era  como imaginava e começar a se interessar

CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS

  • Pode evitar ao máximo manter uma relação com o gestor e não perceber que as fantasias são dele

  • Abandona o curso e culpa o gestorpor seu desinteresse

  • Faz críticas destrutivas o tempo todo

  • Tumultua o processo

  • 'Tenta agredir e humilhar ao gestor

  • Não se interessa pelo processo

C) DO GESTOR  EM RELAÇÃO A PROFISSÃO

 

 

C.1) EXPECTATIVAS POSITIVAS 

  • Será sempre respeitado e reconhecido enquanto profissional

  • A profissão é tudo o que sonhou para seu desenvolvimento profissional

  • Poderá desenvolver-se financeiramente e profissionalmente

  • Terá status como gestor

  • O campo de trabalho será sempre aberto.

CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS

  • Faz o que gosta e está pronto para o desenvolvimento

  • Está sempre motivado

  • Baixo nível de stress

  • Sabe de seus limites

CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS

  • Decepção (nem todas as turmas são iguais e nem sempre há reconhecimento).

  • Pode cair na monotonia.

  • Decepciona-se com a questão financeira

C.2) EXPECTATIVAS NEGATIVAS

  • Trabalha como gestor por trabalhar

  • Não pensa ser esta sua vocação

  • Não acredita ser o gestor um profissional respeitado

  • Não deseja desenvolver-se profissionalmente

CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS

  • Não se decepciona com facilidade

  • Não fica ansioso por não ter seus objetivos ou sonhos concretizados

CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS

  • Não obterá um desenvolvimento pessoal e profissional satisfatório

  • O nível de frustração é baixo, porém, constante.



 

Categoria de Artigos
 
Economia & Mercado
Qualidade Total
Governanca de TI
Planejamento Estratégico
Modelagem de Sistema
Rede de Computadores
Segurança da Informação
Ética e Legislação
Matemática Aplicada
Sistema de Informação
Banco de Dados

 
h.Linsys 1989-2018
Início |Contato | Sobre