Arte & Opinião
O Lider

Indice
Início
Artigos
Metodologia
Modelos
Bibliografia
 
Economia & Mercado



 

Economia é o estudo de como as pessoas decidem empregar recursos não abundantes, para produzir bens variados.
O termo economia vem do grego para oikos(casa) e nomos (costume ou lei).

 


pdf Obtenha a versão em PDF


INTRODUÇÃO

Para uma melhor compreensão do direcionamento deste projeto, inicialmente serão apresentadas algumas definições dos termos relevantes:
Sistema econômico Utilização de recursos disponíveis para atender as demandas de seus habitantes para bens e serviços ou é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais, que caracterizam a organização social, econômica e política da sociedade.
Forças Produtivas Expressam a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais.
Bens Tangíveis Englobam os bens de consumo que já foram completamente transformados pelo processo de produção e que, por sua vez, se subdividem em bens de consumo não duráveis e bens de consumo duráveis (Bens de consumo duráveis permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem dos produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos).

 

ECONOMIA E MERCADO

De forma geral os economistas procuram manter os dados atuais sobre as condições de mercado e preparam resumos regionais para responder aos pedidos de relatórios sobre temas, tais como administração de produtos escassos.


Eles fornecem dados,conselhos e recomendações visando equilíbrio na redução de bens e distribuição de serviços para o consumo entre os membros da sociedade.

Estudando também o resumo das principais tendências na filosofia Marxista de economia e mercado na China, o Professor Kang Ouyang, observa - se que este país está se tornando cada vez mais importante para o destino do mundo inteiro e relacionou algumas características ->>

  • As pessoas compram o que querem;

  • O dinheiro se torna necessário para a vida;

  • As pessoas são forçadas a fazer qualquer coisa para vender a fim de obter o dinheiro;

  • Maximizar o lucro, em vez de satisfazer as necessidades sociais;

  • Disciplina sobre quem produz a riqueza da sociedade não é mais exercida por outras pessoas, mas por dinheiro e as condições de trabalho que deve aceitar a fim de ganhar o dinheiro;

  • Racionamento de bens escassos ocorre através de dinheiro, com base em quem tem mais do que os outros e não em quem trabalhou mais duro ou mais tempo e,

  • Já que ninguém é impedido de tentar ficar rico e todo mundo é aquilo que faz, as pessoas adquirem um sentido que:
    “cada pessoa recebe o que merece economicamente, e que tantos os ricos e os pobres são responsáveis por seus destinos.”

PROBLEMAS ECONÔMICOS

O problema econômico surge devido à escassez.

O consumidor têm desejos ilimitados, mas não há recursos suficientes para fornecer esses bens e serviços, então devem fazer escolhas e agir racionalmente, escolhendo a opção que oferece o menor custo de oportunidade.
Os recursos são limitados de duas formas essenciais:->

 

1) Limitado em quantidade física.
2) Limitado em uso.

EFICIÊNCIA ECONÔMICA

Há cinco questões fundamentais para o sistema econômico desempenhar com eficiência seu papel na produção de bens e serviços para o consumo->>

1) “O que” produzir. Produzir bens de capital ou bens de consumo ? Produzir bens para consumo interno ou para comércio ? As respostas refletem a eficiência alocativa.*
(Habilidade de combinar insumos e produtos em ótimas proporções, dados os seus preços)
2) Qual a quantidade a produzir. Produzir a um nível máximo ? A incumbência do “quanto” se relaciona a eficiência técnica.
3) “Como” produzir usando técnicas eficientes? Quais as técnicas de Produção aplicadas? Será o mesmo método ? Utilizar sempre o menor custo de produção?
4) “Quem” consome. A determinação de quem começa a consumir será refletida em o que é produzido.
5) “Adaptabilidade”. Quão flexível é o sistema econômico em responder às mudanças? O sistema pode se adaptar e sobreviver desafios econômicos e sociais? A economia pode continuar a atingir a eficiência técnica e alocativa ?

Categoria de Artigos
 
Economia & Mercado
Qualidade Total
Governanca de TI
Planejamento Estratégico
Modelagem de Sistema
Rede de Computadores
Segurança da Informação
Ética e Legislação
Matemática Aplicada
Sistema de Informação
Banco de Dados



 

 
 
 
h.Linsys 1989-2018
Início |Contato | Sobre