Arte & Opinião
Bibliografia

Indice
Início
Artigos
Metodologia
Modelos
Bibliografia
 
Bibliografia

 

 

Relação das fontes de consulta usadas para a confecção do site h. LINSYS. A documentação tem como objetivo registrar os autores que auxiliaram na formação de opinião do trabalho.

 

 

 

 

MORONI, Herbert Curso prático de memorização: Memorize informações facilmente. 3º edição São Paulo Universo dos Livros, 2011. 159 p.
CROSBY, Philip B. Qualidade é investimento. 3º edição Rio de Janeiro 1990
DEMING, William W. Qualidade: a revolução da administração.   Rio de Janeiro Marques-Saraiva, 1990
MELLO, Carlos H.P. Gestão de Qualidade.   São Paulo Pearson, 2010
MINTZBER, Henry O Processo da estratégia.      
QUINN, James B. O processo da estratégia. 3° edição Porto Alegre Bookman, 2001
Moroni, Herbert Curso prático de memorização: Memorize informações facilmente. 3º edição São Paulo Universo dos Livros. 2011. 159 p.
Comentário: Investir em ter uma memória melhor e mais confiável e ter motivação para melhorá-la. O livro explica que alimentação ajuda em período de estudo intenso juntamente com um bom condicionamento físico. Também expõe técnicas de estudos, sendo que, imagens, nomes, discursos, números e compromissos podem ser fixados através de associação e revisão. Valoriza investir em tempo de estudo e local, horário pré-determinados para bom desempenho. Explica que com exercícios é possível fixar o que lê desde que, haja interesse e, sugere fazer revisões com frequências, fazendo anotações e sublinhando tópicos importantes para minimizar o esquecimento. Segundo o psicólogo Jost, que estudou a rapidez de memorização de um texto, se um livro for lido por seis vezes, ininterruptamente, fixa- se muito menos do que se as seis leituras forem feitas com dez minutos de intervalo. Concluindo, o livro explica que para fixar o que se lê é importante estar disposto a ler, marcar as palavras-chave importantes, fazer anotações simultâneas, reler os pontos marcados, compreender o que lê e programar o cérebro para estar pronto no horário e local, para ter bom rendimento.
VITA, Ivone de Barros Desafiando a Trama: A psicanalise na teia da educação.     Casa do Psicologo Livraria e Editora LTDA, 2005 165 p.
Comentário: O livro em questão, traz a psicanálise como importante instrumento para a educação e a instituição escolar, pois faz análises e questionamentos bastantes profundos, acerca da formação do saber e do intercâmbio deste, seja na vida escolar, familiar ou profissional. No nosso mundo moderno, como discutido em um dos capítulos, buscamos uma ordem para a nossa vida e deixamos de lado as nossas subjetividades. Entendo com isso que, muitas vezes, nos alienamos e tentamos sempre buscar coisas prontas para o consumo, incluindo os conteúdos passados nas escolas, numa tentativa desesperada de sermos politicamente corretos e, portanto, aceitos socialmente. Deixamos assim, o outro e as relações com este, de lado, ou seja, acabamos por tentar excluir qualquer resíduo de humanos em nós para buscarmos a perfeição. Já em em um outro capítulo, pude perceber a escola, como um espaço para a construção do conhecimento, do tornar-se ao mesmo tempo aprendiz e educador. Pude perceber que a psicanálise, trouxe grande contribuição no sentido de buscar uma análise mais profunda e reflexiva do ser humano inserido em organizações como a escola, sugerindo um projeto político pedagógico, baseado na interação entre os conteúdos teóricos práticos com os subjetivos (desejos e sentimentos). Apresenta a reflexão e a escuta, como grande contribuição para a construção do saber e pra o ambiente escolar satisfatório. Neste sentido, pude perceber, através deste livro, a importância da psicanálise para a educação e a grande contribuição que esta nos traz através de reflexoẽs mais profundas a respeito de nós mesmos como alunos e também, como contemporâneos e futuros transmissores do saber, sejam eles em quais ambientes forem.
BORGES, Jorge Luis O livro dos seres imaginários   Sao Paulo Companhia das Letras - 2007 - 217 p.
Comentário: Sem conclusões precisas. Mas a forma detalhada que são descritos me ajudou a analisar o que acontece ao meu redor para poder efetuar diagramas detalhados de cada dado, podendo assim gerenciar informações completas.
SILVA, Luciano Carlos Banco de Dados para Web   São Paulo Editora Erica - 2001 240 p.
Comentário: O conceito de criação de páginas para internet vem evoluindo focando simplicidade e direcionando o conteúdo para tratamento de informações visando promover e conhecer melhor o usuário. O livro enfatiza a utilização de programas de tratamento de banco de dados buscando objetividade. Também explana o conceito de banco de dados desde a análise do problema até a aplicação de uma solução. Foca praticidade e sugere avaliação e questionamento na confecção de páginas eficientes, com interação a banco de dados. 
YIN, Robert K. Estudo de Caso - Planejamento e métodos 3° edição Sao Paulo Bookman 212 p.
Comentário: Abordagem detalhada de como estruturar entrevistas com objetivos definidos e estratégias. 
SPYER, Juliano CONECTADO: O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela.   Rio de Janeiro ZAHAR, 2007 - 254 p.
Comentário: Explica que a partir de 1940 a utilização de ferramentas similares que são usadas hoje, ex. Memex. Assim delineia tendências de utilização de computador onde a tecnologia poderia servir para cooperação e colaboração. Esta tendência incorporou os agregadores de conteúdo, popularizando a forma de “o conteúdo vai ao usuário ao invés do usuário ir ao conteúdo”. Desta forma algumas sugestões de projetos são estimulados. Na sequencia é colocado algumas considerações sobre problemas de pirataria e segurança quando se propaga a utilização da TI .
VIDAL, Antonio Geraldo da Rocha Clipper: Comandos, funções, compilação e execução.   Rio de Janeiro Livros Técnico e Científicos Editora LTDA, 1989 – 546 p.
Comentário: Introduz o assunto valorizando aplicações de coleta dados, processamento e geração de relatórios. Enfatiza que a base de dados constituem o ingrediente fundamental em TI gerando  informações para tomadas de decisões. Neste processo a definição do software deve atender as necessidades de criação, manipulação e gerenciamento de dados e  a lógica da compilação  torna as aplicações mais rápidas, eficientes e sofisticadas. Define com precisão que os sistemas de informações são motivados pela necessidades das organizações, citando a complexidade crescente da sociedade moderna, a  administração científica e a TI. Explica os componentes principais deste sistema, sendo: a) Dados b) Sistema de Processamento de Dados c) Canais de Comunicação. Entretanto, a introdução deste sistema na organização, não representa uma garantia de solução de seus problemas. Por si só,  o computador não assegura que a organização passe a contar com sistema de alta qualidade, Sugerindo, assim, gerenciamento de recurso humanos para  as necessidades e benefícios que são determinantes. Concluindo a analise dos modelos sugeridos podemos aplicar nas  de funções de usuário para facilitar o desenvolvimento de aplicações destinadas ao processamento compartilhado em redes. 
FIANI, R. Teoria dos Jogos, 2° edição Rio de Janeiro Elsevier, 2006, 378 p.
  O livro A Teoria do Jogos aplica-se em economia, administração e ciências sociais e estimula melhorar as decisões estratégicas e entender a logica da situação. Foi o filosofo austríaco Karl R. Popper que cunhou a expressão lógica situacional, ao se referir ao método das ciências sociais. Em sua opinião, as ciências sociais deveriam buscar compreender objetivamente a logica de uma determinada situação de interação entre indivíduos, ou organizações, a partir de dados objetivos dessa situação, sem analisar a subjetividade dos indivíduos envolvidos, ou seja, sem investigar os sentimentos, expectativas, desejos dos indivíduos que participam das interações. Ainda, o livro A Teoria do Jogos indica que a ação apenas de forma racional é acentuada em todas as situações estudadas. Por isso é um campo que aplica conhecimento e métodos de natureza matemática, impondo regras precisas de modelagem que devem ser empregadas. 
CASTRO, INES DE

Como fazer seu chefe amar você.

  Sao Paulo Original, 2005, 142 p.
Comentário:

A imitação é a forma mais sincera de elogiar quem admiramos. Se o líder da sua equipe é uma pessoa brilhante, observe-o, entenda sua estratégia, aja como ele. Eu penso que a aplicação dessas palavras auxilia no bom desempenho do trabalho. O livro foca valorizar o que o chefe pensa e, acima de tudo, chefes defendem a empresa, não seus subalternos. Chefes não mandam. Exercem sua autoridade.

Sistemas Operacionais http://www.cin.ufpe.br/~acb/Livro/Volume_2.pdf   Refência sobre SO Universidade Federal
Comentário: O uso de Sistema Operacional no ambiente de Gestão de Projeto auxilia a entender , analisar e recomendar uso de aplicações para a evolução e gerenciameneto de processos.
 
Categoria de Artigos
 
Economia & Mercado
Qualidade Total
Governanca de TI
Planejamento Estratégico
Modelagem de Sistema
Rede de Computadores
Segurança da Informação
Ética e Legislação
Matemática Aplicada
Sistema de Informação
Banco de Dados

 
 
 
h.Linsys 1989-2018
Início |Contato | Sobre